quinta-feira, novembro 14, 2013

sopa de couve flor


Confrades,

Sabem fazer sopa?
Eu não. Mas tratei de aprender nas últimas semanas (e não tenho bimby).
Porquê? Porque achei que já estava na altura de parar de chegar a casa, não haver nada para jantar e comer latas de atum à garfada... ou pior, encher-me de batatas fritas. Não era muito adulto da minha parte.

Ontem foi um desses dias. Cheguei e não tinha jantar.
Não vou dizer que esta é a solução mais prática, ou mais rápida... é apenas mais adulta. E super deli-delicious. 




800g de couve flor
2 cenouras
2 talos de aipo
2 cebolas
2 dentes de alho
200g de queijo ralado
2 cubos caldo knorr dissolvidos em 1.8L de água a ferver
1 colher de chá de mostarda
azeite
sal, pimenta, nós moscada

1. Vegetais cortados dentro da panela com fio de azeite. Cozinhar 10min.
2. Juntar o 1.8L de água + cubos. Cozer.
3. Desligar. colocar sal, pimenta, nos moscada, mostarda e queijo. Mexer.
4. Triturar tudo (varinha mágica ou "food processor").

Fiquei super proud.

2 comentários:

cmfm disse...

Sei fazer sopa sim senhor. E normalmente nada tão elaborado quanto a que fizeste. Se me apetece alguma em especial faço-a caso contrário é atira com uma data de vegetais para água a ferver e triturar. Umas couves ou até massa no fim e está feita.

Mas a sopa que apresentas tem bastante bom aspecto. Ainda vou experimentar um dia deste. De qualquer forma fica uma pergunta: o queijo, tendo em conta que a sopa não é comida logo toda, não vai acabar por dar uma consistência manhosa à sopa depois de fria? ou contribuir para que depois dure menos tempo? Parecia-me mais lógico o queijo entrar depois da sopa estar já servida no prato (ou tijela).

Vento no Cabelo disse...

Ah pois claro que sabes fazer sopa! Ou não fosse o confrade um verdadeiro homem das beiras :-)
Tenho a dizer que me refastelei ontem com o último bocadinho desta sopa e ainda estava delicious!
Penso que o queijo "antes" lhe deu um toque mais cremoso, mas já vi esta receita das 2 maneiras: com o queijo "antes" e "depois".
Pelo sim pelo não o melhor é não abusar do queijo por questões relacionadas com o colesterol :-)