sexta-feira, dezembro 28, 2007

Fok, Lok, Sau

 

fok lok sau

Para todos, Felicidade, Prosperidade e Saúde!

Empadas - Macau

Olá, companheiros da Magna Ordem!


Quis evitar que um ano passasse sem que eu desse o meu contributo para este tão nobre blogue...

Por isso, meus caros morfistas:

Tenho-vos a anunciar (sob o som do grande Yann Tiersen que naturalmente, vocês não ouvem) que sou neste momento o detentor da receita familiar de Empadas de Frango. Eu sei que não parece nada de especial, mas são empadas como vocês nunca comeram. Baseiam-se numa receita tradicional típica de Macau mas que sofreu algumas alterações com a passagem dos anos. A receita passava, de pais para filhos, e neste momento, sou eu quem carrega a responsabilidade de a perpetuar... este natal estive a aprender a fazê-las e posso dizer que não sairam mal.

Junto uma foto para se poder perspectivar do que se trata.

Mas claro que nestas coisas não é só falar, há que comer... e morfes? cadê? é minha intenção fazer chegar às bocas analíticas, por vezes afiadas, desta pequena comunidade morfista, uns exemplares, ainda realizados com apoio do detentor-pai mas já amassadas com o mecânica já-não-tão-jovem (ah ah) do filho...

Talvez para a uma entrada em grande no novo Ano... ou uma esperançosa despedida deste cujo fim se avizinha...

A todos (um bom Natal) e esta é minha pequena contribuição e (anúncio de) um pequeno brinde para vocês...

Enquanto não há paparoca, fica a imagem...






PS

Uma imagem vale mil palavras...
Uma trinca vale mil imagens e um milhão de palavras - será assim?

quinta-feira, dezembro 20, 2007

OK OK... não foi uma ideia original...

Esqueçam o post anterior...

Parece que alguém já teve a mesma ideia do que eu...

Aparentemente está um filme que sairá em 2009 chamado "The human factor" e que terá (tal como eu concluí que seria bonito) o Morgan Freeman no papel de Mandela...

É de um realizador assim novo e pouco conhecido... um tal de Clint Eastwood

Bastard!

And now for something completely different...

Anteontem (ou antes-de ontem, como preferirem) estive a visionar um documentáro sobre a vida do Nelson Mandela desde o seu inicio na vida política até à queda do Apartheid na África do Sul e su a consequente eleição como presidente.

Foi deveras interessante e de entre várias conclusões que tirei, descontando aquelas que são (ou deveriam ser na sua maioria) consensuais, esta foi aquela que eu nunca tinha reparado e que mechamo mais a atenção:

Se algum dia se fizer (ou voltar a fazer... não sei se já alguma vez foi feito) um filme sobre a sua vida, a melhor pessoa para o papel de Nelson Mandela é claramente o Morgan Freeman!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

ERRATA AO JANTAR DE NATAL

Esta será talvez uma das razões porque os eventos a que vou começam sempre antes da minha chegada...

Para quem não leu os comentários ao post anterior aqui fica o aviso:

Parece que afinal o jantar do dia 22 no Jaipur é às 20.30!!!!!
Está corrigido miss V.! vou enviar-te o mail com as presenças!
Mudem lá os lembretes dos vossos telemóveis para estarmos todos a horas!
E pq este blog é internacional, despeço-me em inglês
Méri queristemas ande a épi níu iare tu íu óle!
si íu sáterdai!

terça-feira, dezembro 18, 2007

JANTAR DE NATAL!

O Natal é lindo!

os emigras regressam!
e a malta que cá está, que parece que vive a muitos quilómetros de distância volta encontrar-se!

Pois parece que está definido um jantar de Natal no Sábado dia 22 de Dezaembro pelas 21.30, nesse fabuloso estabelecimento de restauração de seu nome Jaipur!

Não se apoquentem os leitores com um paldar mais sensivel... apesar de indiano, este restaurante não tem apenas a comida bem condimentada do Índico... há também "pizzas e pastas variadas"!

Não há desculpa pq ontem andei a mandar mensagens escritas a umas quantas pessoas!
A quem enviei sms's aqui fica um segundo convite!
A quem não enviei sms's este convite também é válido

Informação dada, despeço-me citando esse tão belo grupo de crianças da linha de cascais:

"A TODOS UM BOM NATAL!"

Confrade Mor

segunda-feira, dezembro 03, 2007

DUAS COISAS:

1. não sei se repararam (ou deram pela minha falta) mas eu estive no Brasil, muito bem acompanhado como se quer, e voltei no fim de semana que passou...

2. Parece que há um tal de senhor Santos que se vai casar lá para dia 21 de Junho!!!

PARABÉNS AO SENHOR E À SUA FUTURA ESPOSA!!!!

Espera-se uma celebração da categoria daquele que presenciámos em 11 de Agosto último, na boda daquele senhor que diz que tem 2 metros e 4 centimetros de altura!


terça-feira, novembro 13, 2007

Scallabis Gastronómicum Festivalis

Pois... Tarda mas chega o meu comentário ao Festival Gastronómico de Santarém!

Primeira nota positiva: o Chef não ia mas foi!

No entanto, a comitiva foi bastante reduzida... fomos só num carro, o que já diz bastante!
O carro que foi era indubitvelmente uma granda máquina!

Chegámos com tempo. Aquilo estava cheio! todas as barraquinhas tinham gente à espera! Lá vaguémos pelo meio e calhámos num tasquinha da zona do nosso Chef.

Não me vou perder com descrições do repasto, uma vez que já foi feito uns posts abaixo... e por um especialista na matéria e na zona!
Tenho a dizer que foi uma excelente refeição! em qauntidae e m qualidade! o que mais me agradou foi sem dúvida o arroz de carqueija à pastor (de facto nunca tinha ouvido falar em tal coisa...). o cabritinho se estivesse quentinho poderia talvex destronar a dona carqueija (que para quem não sabe é um erva apesar de ter nome de galinha...)!

A sobremesa também esteve à altura e a medalha de ouro vai sem dúvida para aquele leite creme! a menção honrosa vai de facto para as papas!

Quanto á ala dos doces e licores... eh pah este ano aquilo estava fraquinho... parecia mais pequeno...
mas nós não falhámos: ele foram ovos moles, pão-de-ló de óbidos, ponchas da madeira e tal como no ano passado licor de figuerinha para os meninos e de canela para a menina!

Dada a fraca adesão a este evento, faltou a habitual ocupação da pista de carrinhos de choque por confrades e confreiras armados em Fittipaldis!

Não obstante o saldo foi positivo!

Pró ano há mais!

quarta-feira, novembro 07, 2007

Ai Santarém Santarém...

Vi (sem Maria, p'ra não te chateares comigo),

Vamos lá pôr isto oficial:


Jantarada no Sábado, 22 de Dezembro


Sitio? tens alguma ideia? vamos pôr isto a discussão? Eu proponho um nome (com o defeito de não ter nada de português)... Cantina Baldraca


E vosotros?


Beijos

terça-feira, novembro 06, 2007

Festival de encher a barriga

Tal como referido em posts prévio, foi feita uma visita, infelizmente apenas por dois membros da confraria, ao Festival de Gastronomia de Santarém.
A viagem foi calma e sem complicações, portanto com tempo e sem as grandes pressas do costume, mas ainda assim mais rapidamente do que é habitual escolhemos um restaurante de Gouveia para jantar. Ou seja, estou eu a quilómetros de casa para comer pratos da minha zona. Adiante.
As entradas foram presunto, queijo da serra, morcela e farinheira assadas, das quais vos deixo a imagem.


O vinho foi o da casa, que segundo a empregada era “de Gouveia” e mais não sabia. Uma jarra apenas que somos pessoas responsáveis, e um vinho tinto que não sendo espectacular não envergonhava ninguém.

Os pratos escolhidos foram bacalhau à flor, feijocas à Srª. do monte, arroz de carqueja à pastor e cabrito assado no forno.
O bacalhau era frito, acompanhado com a bela da couve e batata, estava bom, se bem que talvez um pouco mais de tempo a fritar não fizesse mal ao bacalhau.
As feijocas estavam bastante boas, acompanhadas com chouriço mouro, outros enchidos e umas couves também, um prato realmente típico da zona mas pouco guarnecido achei eu.
Arroz de carqueja que estava uma maravilha, um sabor que me era desconhecido de uma planta que conheço, ao contrário dos companheiros, que nunca tinham ouvido falar em tal coisa. Recomendado.
Por último o cabrito, que infelizmente já comemos meio frio, mas que ainda assim ficou, pelo menos para mim, no topo da refeição. Uma verdadeira delícia aquele cabrito assado com batata também assada. Um espectáculo.

As sobremesas foram variadas, passando pelo requeijão com doce de abóbora, papas de milho, arroz doce e leite creme. O prémio neste campo vai para o leite creme que estava fabuloso, seguido das papas, sendo que eu sou suspeito nesta escolha, o confrade que dê a opinião dele.

Resta dizer que o restaurante se chama “O Flor” fica na Rua Cardeal Mendes Belo, 14, 6290-356 Gouveia. E vale com toda a certeza uma visita quando passarem por perto, já que os pratos eram bons, mas feitos com toda a calma no restaurante mesmo devem ser ainda melhores.
O preço foi de 20 euros. Não foi barato, mas também não foi exagerado.



PS: Depois houve ponchas, e mais licores, mas se realmente estavam interessados em saber mais, tivessem ido.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Ambiente na Tasca…

Colegas da Ordem… Infelizmente, como fora anunciado, não fui experimentar o gosto para as bandas de Santarém. Estive então na reunião com o Fotografo… Aguardo o Relatório de quem presenciou.

Mas…
Deixo aqui um pequeno apontamento, que na passada Sexta-feira, eu e o Confrade Mor fomos almoçar numa “Tasca tipo Ti Manel” que eu conhecia… (Aquelas Tascas onde se come MESMO bem…)

Para mim a diferença “daquela Tasca” e de muitas outras onde parei, passa pelo ambiente, por mais incrível que pareça ali temos uma “explanada” com uma chapa a fazer sombra nas traseiras do estabelecimento, onde acabamos por almoçar em grande nível.

Fica aqui o apontamento de que em “Tasca de Ti Manel” além de se comer bem também já podemos encontrar bons ambientes…

Bitoques para todos...

Rod2m04

segunda-feira, outubro 29, 2007

Ouvido (ou lido...) o repto do Chef, parece-me que é preciso passar a acção!

Vamos então a esse festival, como temos feito nos anos transactos!

E o melhor dia para ir, parece-me sem dúvida

Próxima 4ª feira dia 31 de Outubro
Assim pelo final da tarde...
depois do trabalhinho...
que tal?
Já comecei a espalhar a palavra e há várias pessoas que aderiram a esta excursão a Santarém!
Sopa da Pedra para vosotros
Confrade Mor

quarta-feira, outubro 24, 2007

Temos que lá ir

O festival de gastronomia em Santarém já decorre.

Como confrades teremos, na minha opinião, de rumar uma vez mais a tais paragens de boa comida.

Se quiserem saber mais coisas em detalhe está aqui.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Burma/Myanmar

É impressão minha ou desde que se voltou a falar na crise política na Birmânia, a música Walk on dos U2 começou a passar mais vezes na rádio?

segunda-feira, outubro 08, 2007

Coisas de comer

Fui no outro dia a um resta~urante de seu nime "Coisas de Comer" e tenho a dizr-vos que é bem porreirinho!

Tem uma decoração rústica cheio de vários objectos que poderiam constar no inventário de uma qualquer adega de um casa de campo.
Tem várias entradas, que se situam entre a nouvelle cuisine e o petisco à portuguesa que ajudam a acalmar as ânimos até à chegada do main course.
Para prato principal pode escolher-se algo que vai desde a típica cozinha portuguesa à cozinha cubana. Têm uma óptima apresentação e sem dúvida que se chega ao final da refeição satisfeito.
Para sobremesa, um belo petit gatteau! bem bom!

Esta ordem, que ultimamente de magno só tem o abandono a que tem sido votada, bem que poderia fazer lá um jantarinho...

mouros y cristianos para vosotros,

Confrade Mor

sexta-feira, setembro 07, 2007

Se não houvesse Lisboa, até que era verdade...

Porque esta é uma ordem internacionalmente magna com confrades a residir no estrangeiro!
Porque mesmo a residirem neste rectângulo à beira-mar plantado, confrades há que provêm de culturas distantes!
Olha.... porque sim!

Entre toda a pornografia e inutilidades várias que se pode encontrar Rede Larga do Mundo este é um teste que tinha que constar neste blog:



You Belong in London

You belong in London, but you belong in many cities... Hong Kong, San Francisco, Sidney. You fit in almost anywhere.
And London is diverse and international enough to satisfy many of your tastes. From curry to Shakespeare, London (almost) has it all!



E vós, a que cidade euopeia pertenceis?
Lisboa? Praga? Freixo- de-Espada- à- Cinta?

Fazei o teste e verificai!

Fish and Chips for you all (dado o resultado, a nota de despedida não podia ser mais apropriada...),

Confrade Mor

terça-feira, setembro 04, 2007

Num carro?!

Terá sido no meu?!
um bólide espectacular e preto que graças ao Confrade Mor mais novo está agora equipado de GPS?!
GPS esse que terá guiado toda a confraria em cortejo directamnete até ao local da grande festança?!

Vendo bem, também não devo ter ido... estava acampar no Alentejo...

Risotto de salmão (que por acaso é o que eu vou almoçar...) para vós

Confrade Mor

sexta-feira, agosto 31, 2007

Foi?!?

No post abaixo, lê-se que o Long Meat se casou este mês, mas se foi dia 11 não sei de nada. Estava a dormir num carro.

Sopa de feijão verde para todos.

terça-feira, agosto 28, 2007

Existe uma remota possibilidade...

... de tudo o que é confrade e confreira se estar a cagar para este estaminé!
... de que ninguém (para além de nós, contribuidores incompetentes deste blog) leia o que para aqui vai escrito!
... de o Long Meat se ter casado este mês!
... d' a Magna Ordem ter ido em peso ao casamento e não ter reportado aqui tal efeméride!
... de eu não ter reformulado aquilo que o Chef me pediu!
... de eu até querer reformular e não me lembrar do quê!
... de apesar disso tentarmos outra vez reanimar isto, voltar tudo á catarse que dominou estes últimos meses!

saudações gastronómicas,

Confrade Mor

quarta-feira, maio 30, 2007

Reformula por favor

A nota da gerência falhada pelo confrade foi apagada pelo bem visual do nosso blog, e sendo que já sei o que continha essa nota, não vou, de qualquer forma, escrevê-la eu.

Confrade, Oh faxavôr de escrever a nota como deve ser.

quinta-feira, maio 10, 2007

Mékié? Bora lá?

Pessoal da confraria. O shamrock diz que vem aí em meados de Junho.
Uma visita à Covilhã, tal como falado com um membro aqui do estaminé pode não ser fácil devido a problemas de agenda (já nem estou a contar com o shamrock), entretanto chega-se o Sto. António que é o dia dos últimos foguetes antes de chegar a fatídica época de avaliação universitária, portanto e de por meio venho desde já deixar a ideia de um ajuntamento aqui em casa para uma bela refeição.

quinta-feira, maio 03, 2007

Jabba, the (Pizza) Hut

Ontem, Quarta- feira que mais parecia um segunda (consequências de feriados a meio da semana...) fui almoçar à Pizza Hut com alguma malta do meu trabalho. Isto é algo que já não fazia há anos (ir à Pizza Hut, entenda-se!)

Para mim, a Pizza Hut passou desde já algum tempo a ser apenas uma empresa distribuidora de pizzas, como tantas outras que deixa publicidade não endereçada nas nossa caixas do correio!
A verdadade é que continuam a existir restaurantes desta cadeia como antigamente, onde eu ia com os meus pais. Ainda me lembro da saudosa Pizza Hut do Continente, onde eu almoçava nos dias de compras mensais com os meus progenitores. A mais mítica será sempre a Pizza Hut de Picoas que foi a primeira onde fui e onde se bem me lembro só voltei uma vez mais...

O ritual de entrada mantém-se inalterado: esperar à porta até que venha a empregada, escolher mesa de fumadores ou não fumadores (o novo decreto lei ainda não foi post em prática!?), ser dirigido pela funcionária até uma das mesas, sentar e esperar pelo menu.
Até a decoração está praticamente na mesma, pelo menos do que eu me lembro: mesas à americana com o balcão das saladas no meio e uns quadros pendurados na parede com publicidade ou matérias-primas alusivas à gastronomia daquele estaminé!

Tudo muda quando o menu chega e se percebe com está diferente o mundo das pizzas! Ele são 6 tipos de pão de alho combinados das mais variadas maneiras, quatro ou cinco tipos de massas, desde a massa fofa, a massa fina, a massa mediterrânica, a massa com queijo, a massa com ainda mais queijo e a massa em que no extradorso da pizza (que bonito...) vêm uns folhados de queijo! Há o menu kid, o menu amigos da Pizza e o menu light. Já têm Calzones, coisa que eu nunca tinha visto na Pizza Hut!

Meus amigos, fiquei maravilhado! o marketing faz maravilhas, é o que é! Aquele menu é uma peça de literatura! e tem imagens!

terça-feira, maio 01, 2007

Cervejaria sem abrigo

Pois que neste sábado fui a um sítio onde já não ia há algum tempo e que onde só fui com os meus pais...

É um a cervejaria à antiga portuguesa, e que se pode pôr no mesmo saco da cervejaria Ribadouro, Trindade ou Portugália.
Na realidade é mais um a marisqueira, mas eu vejo esta chafarica como uma cervejaria!
Chama-se "Relento" e fica no centro de Algés, junto dum jardim e palacete que para lá há ( e do qual eu não me lembro do nome...) e que fica entre o terminal da carris e o aquário Vasco da Gama.
É um sítio acolhedor e óptimo para petiscar.

Mal entramos, um dos empregados vem com uma lagosta na mão a dizer que é mutio boa e que é a melhor que eles lá têm e que a escolheram de propósio para nós...
declinamos educadamente e decidimos comer uns belos camaões de Moçambique! Bem bons! não tão bons como se fossem comido mesmo em Moçambique mas...
Um pormenor bastante importante é que a maionese que acompanhou estes bichinhos é de fabrico caseiro e um a maravilha!

Pedimos também umas cadelinhas, também de qualidade mas com alguma areia...
A juntar a isto, o belo do pãozinho, queijinho e azeitonas!

E porque uma cervejaria destas só tem este nome se tiver um bife à maneira (não é verdade mas podia ser...) comemos um belo "bife à relento" com uma molhanga cheia de mostarda e batatas fritas de qualidade!

para beber... cervejanaturalmente mas também têm muita variadade de vinhos!

É um sítio bem bom para se começar a noite! Ideal para ir naquelas noites em que a amalta vai jantar mas sem sítio combinado.

Não é barato... o meu agregado familiara largou lá um a nota das verdinhas e mais uma das vermelhas mas acho que vale a pena!

Maionese caseira para todos,

Confrade Mor

sexta-feira, abril 20, 2007

Adenda à Guida Miscelânea não sei qtos

Aqui vai a minha opinião sobre a bela Cantina Baldracca (edição de bolso)...

Gostei muito deste restaurante! o ambiente é muito agradável, a localização à maneira e o serviço de qualidade, assim na onda do chapitô mas em português!
Os pratos são bem bons e muito bem servidos!

De notar que eu fui a este jantar um bocado combalido devido à atribulada noite de sexta-feira santa... pelo que a minha avaliação pode não ser a masi fidedigna uma vez uqe os meus sentidos não estavam todos em alerta e em condições para um avaliação condigna...

Parece-me que terei de lá ir uma segunda vez... alguém alinha?

Obrigado ao Xau-Xau pela bela da dica! és o Máior!



P.S.- GrumRock:
Quanto à ida ao cinema e a não passagem pela fase chapitô/bairro (sim pq eu fui um dos que foi p o cinema...), tinha de ser assim... as cisrcunstâncias assim o exigiam...
a man has got to do what a man has got to do!

quarta-feira, abril 18, 2007

Guida Miscelânia não-sei-qts

Cantina Baldracca

Foi este o local do Jantar de Páscoa desta grande instituição que é o MORFES.

Sita na Costa do lindo Castelo de São Jorge, perto do Largo do Caldas, "à beira" da Junta de uma qualquer freguesia dessa linda cidade onde eu nasci e vocês vivem, esta acolhedora Cantina foi-me apresentada pelo meu querido Xau Xau.

Não tenho tempo para mais mas adoro o sitio e acho que vocês deviam fazer o vosso comentário.

Para aqueles que foram ao cinema depois do jantar, perdendo a fase Chapitô/Bairro, um grande fica-p'rá-próxima... pode ser que me apeteça ir para casa, cansado da vida que levo a 2 Mm (para a malta de matemáticas) de vocês... hão de vir cá

Macarrão Baldraquino per tutti

Grumete

quarta-feira, abril 11, 2007

Vamos lá?

Ok. Este blog está em agonia. De qualquer forma e como ainda não morreu definitivamente, deixo por aqui mais qualquer coisa.
Este início de semana estive ausente para terras do interior, e na segunda-feira ao contrário do que é habitual quando estou em família fui jantar fora. Onde? Não só eu conheço cada vez menos da restauração local como quem mais jantava conhece ainda menos.
A decisão acabou por cair num restaurante aberto à relativamente pouco tempo, situado quase no centro da Covilhã chamado de Pátio dos Sabores.
Um óptimo aspecto e uma vista agradável, sem televisão e com um som ambiente num volume baixo e apropriado. Atendimento simpático. Com espaço de sobra e sem ter que ouvir o que se diz na mesa do lado.
O menu é curto mas suficiente, desde a Lagarada de polvo (não sei como é que há pessoas que gostam daquilo) até aos Lombinhos de ibérico com migas de tomate e amêijoas, que foi o prato da minha escolha. Entradas de pão com azeite e alho e tomate ralado, e maçã com morcela. Infelizmente e por solidariedade bebeu-se apenas água. No final buffet de sobremesas. Infeliz foi também o facto de haver alguma pressa associada à refeição por razões sobre as quais não tem qualquer interesse falar aqui.
Relativamente à qualidade da comida, esta é quase irrepreensível, sendo que a morcela da entrada poderia estar um pouco mais mal passada, mas apenas isso. A apresentação dos pratos é excelente e quase dá vontade e não comer só para não estragar. A quantidade é a suficiente e o tempo de confecção é mais rápido do que se imagina.

Preço por pessoa, €17.5. Mesmo tendo em conta que não se bebeu vinho é barato para um sítio assim na minha opinião. Além disso e sendo quase no centro da Covilhã o facto de o parque de estacionamento ser grátis para os clientes do restaurante é uma grande mais valia.

Um sítio a visitar.

quarta-feira, março 28, 2007

Irritante comó cara...

Já ouviram o novo anúncio publicitário do Jumbo? Sim. Aquele com uma música estupidamente ridícula.
Cada vez que a ouço tenho vontade de partir a “tromba” ao gajos que a escreveram, tocaram e claro, ao gajo que canta.

THE AWAKENING... ou não

FOR WHOM IT MAY CONCERN:

E heis senão quando se pensava que o M.O.R.F.E.S. tinha morrido, ele MORREU mesmo!

Mesmo após várias tentativas do Chef e comentários oportunos e com propostas concretas de um soon to be membro do M.O.R.F.E.S. (que só não o é por minha culpa...) de seu nome Lone Ranger... MORREU!
Ah! e mesmo depois e eu ter prometido aa este amigo do Tonto que marcaria um jantar e de não o fazer (indesculpável!)... isto continua parado... MORREU!

Mas heis senão quando que nos surge uma oportunidade única e que poderá dinamizar esta magna pasmaceira que reina aqui na ordem e fazê-la renascer, qual fênix a sair das cinzas!

Se a gastronomia por si não consegue ser razão suficiente para uma tertúlia da nossa parte, acrescentemos-lhe um outro motivo:

o confrade mais abichanado desta ordem vai presentear-nos com a sua presença (que pleonasmo...ou não) durante a semana santa de 2007!
Sim é esse mesmo... o Shamrock a.k.a. Grumete!
Ora este facto levar-nos-á a realizar um belo jantar no
Sábado 7 de Abril!
Sim! no Sábado Santo, exactamente antes do Domingo de Páscoa!
O local ainda está por definir... Mas iso não interessa!
Este jantar poderá não se incluir nos moldes dos outros (2!?) repastos que fizemos em nome desta magna instituição, mas servirá certamente para dar novo fôlego a esta Magna máquina gastronómica e impedi-la de deixar de funcionar!!!
Na prática isto quer dizer que teremos de sair deste jantar já com uma data e local de um próximo Repasto digno desse nome!

Um grande bem haja para todos!

Dobrada para as meninas e mão de vaca para os meninos,

Confrade Mor

N.r. - não me contenho... esta nota de despedida foi brilhante!

domingo, fevereiro 11, 2007

Dias de feira

Ora cá estamos.

Estou aqui para quê? Perguntarão vocês pertinentemente pois aqui não se tem passado nada.

Estou aqui não só mas também por isso. Estou aqui para dizer que fui hoje ao Vasco da Gama e ao precisar de umas pilhas para o meu simpático, velho e caduco mp3, entrei no Continente (passo a publicidade) e dei de caras com uma feira de enchidos, queijos e vinho. Já a salivar abundantemente pensei que seria aquele o momento em que telefonava ao Grumete, que avisaria o Confrade e que o fim de dia seria de refastelada comezaina pela sala lá de casa.

Ora o Grumete não está e eu trabalhava.

PS: Confrade, o Grumete não está que se lixe… e eu na segunda não trabalho.




 

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ponto sem Retorno...

Isto não está a funcionar...

Secalhar acabávamos com isto...

o que acham?

Pão e água para todos,

Confrade Mor

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Deixei uma poça de baba na Irlanda

Saudades de comer assim...

Algum trabalho

 Este blog está quase votado ao abandono, portanto não vou aqui colocar uma data de informação que achei do melhor em relação a comida.
Deixo apenas o nome El Bulli, e dizer que este senhor é o maior...

Agora é convosco.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

"O" Assador típico!

Para hoje tenho para vos apresentar um restaurante que se situa num local recôndito do nosso paísonde alguns dos confrades raramente pôem os coutos!
A Teasecake poderá talvez dar-me uma ajuda neste artigo de opinião...
O seu nome (o do restaurante, claro está) é:

"Assador Tipíco de Massamá"
(para que não haja dúvidas sobre a sua localização...)

Localização: tal como o nome indica fica em Massamá! para os mais distraídos, Esta terra (que deve o seu nome à fraca qualidade da gastronomia italiana praticada nas suas cozinhas) fica situada entre o magistral palácio de Queluz e o magnífico Palácio da Pena em Sintra, tendo nas suas proximidades a já famosa Anta do Monte Abraão (que eu na minha ajuventude julgava ser uma velha muito chata e com uma verruga no nariz residente na localidae do Monte Abraão)

Dimensão: tem uma sala ampla, que alberga grupos grandes (como por exemplo o grupo do jantar de Natal da Maxinvest... medo...)

Ambiente: O ambiente é bastante familiar e a decoração sóbria e adequada. é um sítio agradável para se estar!

Entradas: Pãozinho com manteiga que é bom, azeitoninhas com um bom tempêro e se o freguês assim o desejar, uns enchidinhos à maneirex!

Prato Principal: cozinha portuguesa da boa muito bem confeccionada e apresentada! aconselho a Costoleta de NOvilho magnificamente apresentada numa tábua de Madeira, o Polvo á Lagareiro (sempre bom), o Arrozinho de Marisco com o camarão descascadinho (para não dar trabalho...) e os belos secretos de porco preto (são sempre uma boa opção em restaurantes deste género)

Bebidas: A adega deste estaminé é extremamente vasta! Das várias vezes que lá fui, só bebi - atenção que não me estou a queixar - Chaminé (cortesia da Teasecake) ou Eugénio de Almeida (cortesia do DJ Sal, que por vezes teima em chamar-lhe Eugénio de Andrade...). Mas para quem tenha dúvidas ou precise de uma segunda opinião, o dono deste estabelecimento está sempre pronto para mandar o seu bitaite de bom conhecedor de vinhos ( coisa que, aliás, gosta muito de fazer...) não se acanhando de referir que já fez provas de vinho no Chile e em outros países exóticos (ou não...)

Sobremesa: Nas sobremesa contam-se já os habituais Doce da casa e bolo de bolacha e outros doces tradicionalmente portugueses!

Atendimento: 5 estrelas! empregados competentes, um dono muito preocupado com o bem-estar do cliente (pelo menos deste cliente e dos amigos). Muita simpatia acima de tudo!

Preço: a relação qualidade preço é bastante boa! uma refeição completa sem grandes excessos vitivinicolas anda entre os 10€ e os 15€.

Em suma, parece-me um bom sítio para um jantar espontâneo a meio da semana ou um jantar tardio em qualquer dia!

Nota (de 0 a 10): um sólido 7.

Secretos de Porco preto para todos,

Confrade Mor

quinta-feira, janeiro 18, 2007

"O Drama" ou "Devia ter tratado das coisas mais cedo..."

Magnos Irmãos:

Esqueçam o número 3. da lsiata de assuntos pendentes...
O Chef disse-me agora...
Tá esgotado...
Grande me#rd@!

Licor de me#rd@ p todos,

Confrade Mor

Solar do Louro

Heis-me aqui prontinho de novo para comentar e opinar sobre os diversos restaurantes do nosso Portugal!
No fim de semana passado retornei a um restaurante bastante agradável de seu nome

"Solar do Louro"

Localização: fica entre a Buraca e Benfica, junto à linha de comboio (do lado contrário à estação de benfica), ali nas imediações do Panças e do David da Buraca.

Dimensão: é grandito! tal como o nome eindica fica situado num Solar. o restaurante desenvolve-se no R/C desse mesmo solar e as salas de refeições distribuem-se pelas várias divisões desse piso, muito à semelhança do que acontece no Marquês de Marialva mas com salas maiores. Sendo um Solar tem um pé direito bastante alto e uma decoração entre o barroco e o Neo-clássico (ora toma!)
Se se fizer uma reserva antes e se o grupo for grande (sendo "grande" mais de 10 pessoas) poderemos ficar numa sala exclusiva para nós, o que é bastante agradável!

Ambiente: Este é sem dúvida um restaurante familiar, que poderá ser enquadrado naqueles restaurantes para "ir no Domingo almoçar com a família" (pelo menos eu já o fiz várias vezes...). No entanto, talvez por ser grandito, não se nota aquele burburinho irritante de crianças e famílias que é típico desste tipo de reataurantes.

Entradas: Há sempre o belo queijinho de cabra da praxe (atenção que não é a cabra que é da praxe...) um belo de um presunto sempre saboroso e, em dias bons (sim porque não acontece sempre) vêm umas saladinhas de orelha, de polvo,de ovas e outras que tais que, para quem aprecia fazem as delícias do inicio de qualquer refeição.Se for do vosso desejo, há também a bela da sopinha, quase sempre de boa qualidade, que é servida a moda antiga ou não estivéssemos nós num solar: trazem primeiro o pratinho e depois vem um garçon com um terrina e serve a sopa à vontade do freguês. É uma coisa simples e sem importância mas que dá outro nícel à coisa!

Prato principal: Basicamente cozinha portuguesa variada. Aconselho o Belo do Bacalhau à lagareiro, Fidalgos de Porco Preto, o belo do arroz de pato no forno e , apenas para quem é apreciadorm, uma bela dobrada à portuguesa que é de comer e chorar por mais!

Bebidas: POis que a nível de vinhos tem de tudo (ou quase tudo) das várias regiões demarcadas do nosso país. Avariedade é imensa e parece-me a mim, que não percebo nada disso, que os senhores percebem da lavra. Inclusivamente, aquela sala par grupos é composta por várias prateleiras com os vários vinhos existentes neste establecimento de restauração!

Sobremesa: Bastante variada também, mas sem nada de especial a apontar.

Atendimento: Bastante bom na generalidade. Sem nada apontar.

Preço: confesso que, uma vez que só lá fui com a família, nunca me chegou a conta aos dedos... mas desconfio que uma refeição completa deve estar entre os 15€ a 25€ (dependendo da forma como a refeição for regada...)

Em suma é um bom restaurante para uma almoçarada de fim de semana, um jantar de anos ou outro qualquer jantar comemorativo. Tem o inconveniente de não ficar perto de nada, à excepção da casa dos meus avós!

Nota (de 0 a 10): um 7.5 parece-me adequado!

Sericaia com doce de ameixa para todos,

Confrade Mor

quarta-feira, janeiro 17, 2007

À prova

Este post era para ir direitinho para o pasquim pessoal sem passar pela casa de partida e sem recolher 2 mil escudos (sim, porque eu ainda sou do tempo do monopólio em escudos), mas a verdade é que é “aqui” que ele melhor se insere, e como tenho sido eu a dar o exemplo por estas bandas vou continuar a fazê-lo.

Assim sendo venho aqui, agora que o concurso Lisboa à Prova está terminado apresentar aquelas que foram as escolhas, tanto do público como da avaliação da própria organização. Para aqueles que não sabem já do que estou a falar fica a informação de que este foi um concurso realizado pela Câmara Municipal de Lisboa em que se puseram à prova mais de 200 restaurantes, concurso esse que teve fim no sábado, dia em que houve repasto na Cordoaria Nacional (5 euros e provavam-se 4 pratos e uma bebida), evento ao qual ainda não acredito que faltei por falta de informação. Eu tenho desculpa, ando em época de exames. E vocês? (Desculpa do tipo “estou na Irlanda” não servem).
Bem, se a falta no sábado já não pode ser remediada pode sempre ser compensada com uma visita aos premiados. Aqui fica uma lista das escolhas do público e da organização:

Público em geral:
Solar dos Nunes
Espírito dos Tachos
O Poleiro


Escolha do juri:
(classificação de 3 garfos)
-Eleven
-Galeria Gemelli
-Luca Restaurante
-Na Ordem com Luis Suspiro
-O Poleiro
-Pragma
-Terreiro do Paço
-Valle Flôr
-Varanda






terça-feira, janeiro 16, 2007

Resoluções para 2007 - II

Lembrei-me de algo que poderia acrescentar à lista que dixei no post anterior:

4. (tb n tem nada aver com comida... mas abre o apetite!)
Os Stomp estarão em cartaz no Auditório dos Oceanos, de terça-feira a domingo, pelas 22:00 horas. Aos sábados e domingos haverá, também, matinées, a partir das 17:00 horas. As actuações prosseguem até 25 de Fevereiro.
Os bilhetes estão à venda nos locais do costume por 25 euros, 30 euros e 35 euros.
'Bora nessa?

Opinai Excelências, opinai!

Saladinha de orelha para os demais,

Confrade Mor

n.r. - os leitores mais desatentos pderão estar neste momento a pensar: "Será que vai haver um IIº 2007?! assim como uma edição revista e aumentada do ano em acbámos de entar?! um director's cut?! Não se aflijam, multidão que lê diariamente este blog (é certamente superior ao número de confrades que aqui escrevem...). Afianço-voa que o "II" se refere às resoluções e não ao ano! Tenho dito!

Resoluções para 2007

Caríssimos:
Apesar dos vários apelos (muito obrigado ao chef!) isto parece que não quer mesmo andar para a frente... (e volto a fazer mea culpa...)
Há que dinamizar este estaminé de tão alto gabarito...

Parece-me que no final de 2006, houve várias eventos que ficaram pendentes e que urge resolver:

1. Jantar de Natal: não o fizemos com a pompa e circunstância devida... acho que deviamos colmatar este facto com a organização de uma almoçarada do M.O.R.F.E.S. do género das que outrora já realizámos, como por exemplo uma ida ao Manjar do Marquês ou ao Cozido da Malveira ou outro que V. Exas se lembrarem! ou quiçá uma repetição do tão famado Marquês de Marialva...

2. Manga de queijos e vinhos:O Long bem que insistiu mas a malta não aderiu... se a proposta ainda estiver de pé acho que era bem nós procedermos a tal degustação de tão belas iguarias! Long, diz de tua justiça!

3. (esta n tem nada a ver com repastos nem sequer está pendente de 2006...)
Podiamos ir ver a peça do Bruno Nogueira que está em cena de 5ª a Sáb. no Jardim de Inverno do Teatro São Luís. Uma vez que a peça é às 24h00, poderiamos ir jantar algures pela zona, num sítio onde ainda não tenhamos ido!
(afinal até pode ter a ver com repastos...)

Confrades e não confrades, por favor opinem sobre estes vários assuntos que aqui vos apresento!

Digam bem, digam mal, façam e aconteçam!
Mas digam qq coisa

Bolo Rei (já fora de época, é certo) para todos,

Confrade Mor

quarta-feira, janeiro 03, 2007

New Year Revolution

Começa o ano, e porque este tem que ser melhor que o anterior venho desde já aqui mandar vir para não variar. (Perceberam a ironia?)

Ora este blog já vem com um atraso que mais do que considerável é monumental. Culpa do confrade mor digo eu sem querer apontar dedos. Vem bem depois do inicio da ideia da criação deste “espaço” aquando daquilo que podia ter sido o começo de uma bela tradição mas apenas ficou como algumas experiências bem boas, mas veio e no final de contas é isso que interessa.
Após um inicio morno, com pouco escrito, tanto sobre a ideia do próprio blog como sobre qualquer outra coisa a coisa arrefeceu. Pouco se falou de reuniões secretas da ordem, passadas ou futuras, algumas informações sobre morfes mas também elas um pouco dispersas. A tentativa frustrada de um jantar de natal… mais pela adesão do resto da ordem, que foi fraquíssima, do que por culpa da teasecake que teve uma bela ideia. Depois de ter arrefecido quase que gelou, porque deixou de se dizer fosse o que fosse, salvo alguns bitaites ocasionais.

Por isso este ano vai ter que ser diferente, eu pela minha parte prometo debruçar-me um pouco mais sobre a bela arte de comer, que tanto aprecio, e de seguida vir aqui fazer as minhas considerações. Do resto do pessoal espero o mesmo, que ao fim e ao cabo este sítio sirva para algo mais do que a ocasional visita para ver se algum outro escreveu alguma coisa. Vamos por isto a mexer e já agora, mexer no sentido de combinar a próxima reunião da ordem, novamente como deve ser, um restaurante de referência nacional (o Tromba Rija não pode ser já se sabe). Há com toda a certeza muitas e boas hipóteses, e vontade acho que também não faltará. Portanto… vamos a isso.



Vinho Tinto e Queijo para todos.