domingo, dezembro 31, 2006

2006 last meal

Ora mesmo antes do ano terminar o ano aqui fica a descrição da última refeição de 2006. Porque acabar um ano a comer bem é quase tão importante como começar outro a comer ainda melhor.

Camarão, enchidos e queijo de cabra com pimentos assados para entrada, de seguida picanha com feijão preto, batata frita e salada. Mousse de chocolate e café para fechar.
Para beber quinta dos currais que é bom e barato, jeropiga e “scotch” no final apesar de eu não ser lá muito fã.

Agora só pró ano que vem, com novas comezainas.

Passas e champanhe para todos.

sábado, dezembro 30, 2006

Confirma-se

Pois é meus amigos, o confrade mor é muito pessimista e pensa que o resto da confraria anda por cá a dormir mas nada podia estar mais longe da verdade.

Aqui estou eu ainda antes de 2007, não só porque as férias já terminaram mas também porque sinto que é necessário confirmar o meu anterior post sobre o natal e o que se enfarda nessa data.
Pois tal como confirmei ao arroz chau txau a minha ceia foi exactamente aquilo que descrevi, mas faltou algo que até hoje nunca tinha faltado... as filhoses que a minha tia decidiu este ano não fazer.

Por agora é tudo mas até ao fim são vindímas.


Uvas passas para todos.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

INTÉ 2007!!!

Parece-me a mim que por razões alheias ao nosso conhecimento, esta confraria tirou férias...

Caros leitores... já só vale a pena passar por cá em 2007...

Um bom ano para todos!

Perú recheado para vocês,

Confrade Mor

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Ceia Indo-Portuguesa


E quando menos se esperava, aí fica a descrição da bela da ceia de Natal indo-portuguesa!Mas não esperem ver aqui caril de bacalhau ou perú tika massala...a Consoada na minha casinha é mais portuguesa do que indiana...
O único verdadeiro toque indiano que esta ceia tem são as belas das chamussas feitas pela minha tia (do best) que são servidas antes da janta propriamente dita!

Na Noite de Natal, há sempre dois pratos:



o belo do bacalhau com todos



o belo do perú recheado assado no forno

(assado magistralmente por mim e pelo meu pai no forno a lenha da casa da minha avó!)

Escusado será dizer que o belo do bacalhau é acompanhado com couve portuguesa e batatas provinientes da bela casa de Sintra que o meu avô possui ( e que vocês tão bem adubam nas passagens de ano...)Uma maravilha!E o perú no forno a lenha é uma maravilha!Enquanto tudo isto de passa, existe sempre uma mesinha com a bela da broa castelar, sonhos, filhozes, rabanadas, bolo-rei e fatias douradas (as minhas preferidas!!)

As sobremesas não são sempre as mesmas todos os anos mas nunca falha a mousse de chocolate da minha mamã (a melhor de todas, a mãe e a mousse), baba de camelo, arroz doce e queijinho da serra com a bela da tosta.

Para terminar um belo copo de vinho d Porto, especialmente guardado para esta ocasião!

No dia de Natal, o jantar ocorre lá prás 4 da tarde. O prato principal é sempre "Roupa Velha"!

E o que é a "roupa velha" perguntem vocês?
É tão simples como pegar no Bacalhau da consoada, desfazê-lo, juntar com as batatinhas e a couve provenientes de Cabriz (também da véspera de Natal) tudo numa panela e vai ao lume!Acompanhado com um belo azeitinho, tenho a dizer-vos que é uma delícia!

Para além disto, há sempre o cabrito assado (também no forno a lenha da casa dos avós)

Fatias douradas para todos vós,

Confrade Mor

P.s. - Escusado será dizer que com tanta comida, os vários agregados familiares participantes nesta ceia passam as refeições da última semana do ano a comer perú e cabrito de várias maneiras e feitios...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Schnitzel mit KartofelnSalat

Como se costuma dizer por estas terras... quem é vivo sempre aparece!
Arroz keimado na sertã... Arroz-CiaoCiao liga-se à terra, após ter estacionado a nave no quintal, e regressa ao MORFES.
Esta é uma visita de médico, por isso, curta e incisiva. Mas vida no planeta Blog é apelativa por isso novas aparições deste alien estão previstas....
Deixo, deste modo, algumas pitadas de sal para temperar estes pratos.

1. perdoem-me o desfasamento (mas sim, vim mesmo numa nave) mas que história é essa do Manga?!? Não é Magna? Algum 2º meaning subjacente ou dislexia inata? (que não me lembro do termo para quando é escrito e não falado) e também gosto muito do "Repasto Farto e Enologia Saudável"

2. consoada? Para que é que querem saber disso? Na minha come-se Arroz CiaoCiao à bruta e até à morte. Toda la noche...

3. Numa visita relâmpago à segunda maior cidade do país do Mozart, na semana transacta, pude novamente regalar-me com a inesperada e muito agradável "Styrian Cuisine". "Styria" é, por conseguinte, a zona sudeste desse país, fazendo fronteira com a Hungria e a Eslóvenia. E o titulo deste post, é um prato muito comum por lá, que recomendo.

4. Antes de certos artistas da nossa praça terem abandonado estas terras lusas a favor de outras onde impera uma certa cerveja cujo nome começa por "G", termina em "s" e, pelo meio, inclui a estranha palavra "uines", tive o prazer de participar numa pequena degustação e iniciar a sua divulgação ( a menos que já toda a gente conheça) que teve lugar em Olissipo, perto da Rua da Madalena. O tema é "Pasta". E não "pizze". Nem "cannellonni" ou outras chinezices... É mais "do your own Pasta" e recomendo. Vejo o dia, em que nos encontraremos no edifício da Junta de Freguesia de S. Nicolau e S. Vicente, a triturar "la bella pasta" regada com um belo tinto...
O nome, caso queiram saber, Ah!!!! é verdade! E aqui importa perceber que a palavra-chave é "Pasta". Arrisco mesmo a dizer que, em certa medida, é um restaurante muito "Clandestino"... se é que me entendem ;)
Muita "Pasta" lá encontramos, "pasta" para todos os gostos. E mais "pasta". E mais... e mais...
O nome, caso já tenham adivinhado é "Cantina Baldracca". A Scandinavian Bitch foi e gostou. E vocês, quanto mais tempo é que vão precisar?

Arroz-CiaoCiao queimado, raspado do fundo do Wok, desliga a ficha mas não volta para a nave.
Amanhã é outro prato! E por falar em ficha, prometo para entre agora e daqui a pouco, mais detalhes sobre o rest. (tipo ficha do restaurante) que o tempo urge!

Fui!
Numa cozinha perto de si.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Ceia covilhanense

O Confrade esteve quase bem no post que fez, sendo apenas de lastimar que a intenção e inspiração não tenham sido concretizadas. Sim, porque como qualquer bom conselho que se dá só é levado a sério se se der o exemplo. E assim sendo o Confrade devia ter sido o primeiro a expor o que contém a mesa lá e casa.

De qualquer forma posso sempre ser eu a começar. Ora apesar de lá na zona o bacalhau também ser tradição em minha casa nunca me lembro de ter havido e não há bacalhau para ninguém na noite de consoada, e para mim que nunca foi tradição ó tenho a agradecer esta ideia. Já o que nunca jamais falta na mesa na noite de natal é o cabrito assado,Photobucket - Video and Image Hosting

com “ervas” que não é mais do que um esparregado de nabiças pelo que era capaz de matar. Para além disso nada mais é tradição ou faz a mesa de natal, tudo o resto é conforme os apetites, os doces nunca foram o forte da minha casa, talvez devido a ser apenas eu e os meus pais a variedade acaba por não ser prioridade.
No dia de natal a galinha velha nunca pode faltar, e a respectiva canja, uma vez mais tudo o resto depende do apetite da altura.
Nos entretantos, que é como quem diz entre as refeições nunca faltam as filhoses Photobucket - Video and Image Hosting
e o pannetonne. Photobucket - Video and Image Hosting

De resto, é encher…

Christmas Teaser

Ilustres:

O Chef está coberto de razão! urge animar este pasquim cibernético!

E para isso lembrem-me de uma coisa:

O Natal está próximo e naturalmente não há Natal sem consoada!

CONFRADES E CONFREIRAS: FALEM-NOS DA VOSSA CONSOADA!




Descrevam todos os doces e salgados que existem na mesa da vossa ceia de Natal!

moqueca de camarão para todos,

Confrade Mor

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Bolos esquecidos

Ora que tristeza que está este blog que após a pica inicial entrou num estado de hibernação que acontece com muitos e muitos blogs e que muitas vezes termina no abandono do mesmo. Mas isto aqui não é o Joana (porque por acaso nenhuma Joana posta aqui) e assim sendo eu não vou deixar que assim seja. Mas será que tenho algo a dizer de interessante sobre o tema deste bolg? Não.

Assim sendo passo a batata quente aos senhoras confrades, grumetes, cheese meat, long xiau xiua e outros que teram concerteza algo a contar. Sim porque um na Irlanda e outros no Brasil concerteza terão algo a dizer sobre as respectivas gastronomias. NÃO?