Para beber quinta dos currais que é bom e barato, jeropiga e “scotch” no final apesar de eu não ser lá muito fã.
Agora só pró ano que vem, com novas comezainas.
Magna Ordem do Repasto Farto e da Enologia Saudável
Agora só pró ano que vem, com novas comezainas.
o belo do bacalhau com todos
o belo do perú recheado assado no forno
(assado magistralmente por mim e pelo meu pai no forno a lenha da casa da minha avó!)
Escusado será dizer que o belo do bacalhau é acompanhado com couve portuguesa e batatas provinientes da bela casa de Sintra que o meu avô possui ( e que vocês tão bem adubam nas passagens de ano...)Uma maravilha!E o perú no forno a lenha é uma maravilha!Enquanto tudo isto de passa, existe sempre uma mesinha com a bela da broa castelar, sonhos, filhozes, rabanadas, bolo-rei e fatias douradas (as minhas preferidas!!)
As sobremesas não são sempre as mesmas todos os anos mas nunca falha a mousse de chocolate da minha mamã (a melhor de todas, a mãe e a mousse), baba de camelo, arroz doce e queijinho da serra com a bela da tosta.
Para terminar um belo copo de vinho d Porto, especialmente guardado para esta ocasião!
No dia de Natal, o jantar ocorre lá prás 4 da tarde. O prato principal é sempre "Roupa Velha"!
E o que é a "roupa velha" perguntem vocês?
É tão simples como pegar no Bacalhau da consoada, desfazê-lo, juntar com as batatinhas e a couve provenientes de Cabriz (também da véspera de Natal) tudo numa panela e vai ao lume!Acompanhado com um belo azeitinho, tenho a dizer-vos que é uma delícia!
Para além disto, há sempre o cabrito assado (também no forno a lenha da casa dos avós)
Fatias douradas para todos vós,
Confrade Mor
P.s. - Escusado será dizer que com tanta comida, os vários agregados familiares participantes nesta ceia passam as refeições da última semana do ano a comer perú e cabrito de várias maneiras e feitios...
com “ervas” que não é mais do que um esparregado de nabiças pelo que era capaz de matar. Para além disso nada mais é tradição ou faz a mesa de natal, tudo o resto é conforme os apetites, os doces nunca foram o forte da minha casa, talvez devido a ser apenas eu e os meus pais a variedade acaba por não ser prioridade.
No dia de natal a galinha velha nunca pode faltar, e a respectiva canja, uma vez mais tudo o resto depende do apetite da altura.
Nos entretantos, que é como quem diz entre as refeições nunca faltam as filhoses
e o pannetonne.
De resto, é encher…
Meus amigos, escrevam este nome: Qta. V. Meão Douro 2004
Este vinho ganhou um alto prémio da Wine Spectator, que é apenas e tão somente a melhor revista de vinhos de mundo, pelo menos é o que se diz por aí…