quinta-feira, janeiro 18, 2007

Solar do Louro

Heis-me aqui prontinho de novo para comentar e opinar sobre os diversos restaurantes do nosso Portugal!
No fim de semana passado retornei a um restaurante bastante agradável de seu nome

"Solar do Louro"

Localização: fica entre a Buraca e Benfica, junto à linha de comboio (do lado contrário à estação de benfica), ali nas imediações do Panças e do David da Buraca.

Dimensão: é grandito! tal como o nome eindica fica situado num Solar. o restaurante desenvolve-se no R/C desse mesmo solar e as salas de refeições distribuem-se pelas várias divisões desse piso, muito à semelhança do que acontece no Marquês de Marialva mas com salas maiores. Sendo um Solar tem um pé direito bastante alto e uma decoração entre o barroco e o Neo-clássico (ora toma!)
Se se fizer uma reserva antes e se o grupo for grande (sendo "grande" mais de 10 pessoas) poderemos ficar numa sala exclusiva para nós, o que é bastante agradável!

Ambiente: Este é sem dúvida um restaurante familiar, que poderá ser enquadrado naqueles restaurantes para "ir no Domingo almoçar com a família" (pelo menos eu já o fiz várias vezes...). No entanto, talvez por ser grandito, não se nota aquele burburinho irritante de crianças e famílias que é típico desste tipo de reataurantes.

Entradas: Há sempre o belo queijinho de cabra da praxe (atenção que não é a cabra que é da praxe...) um belo de um presunto sempre saboroso e, em dias bons (sim porque não acontece sempre) vêm umas saladinhas de orelha, de polvo,de ovas e outras que tais que, para quem aprecia fazem as delícias do inicio de qualquer refeição.Se for do vosso desejo, há também a bela da sopinha, quase sempre de boa qualidade, que é servida a moda antiga ou não estivéssemos nós num solar: trazem primeiro o pratinho e depois vem um garçon com um terrina e serve a sopa à vontade do freguês. É uma coisa simples e sem importância mas que dá outro nícel à coisa!

Prato principal: Basicamente cozinha portuguesa variada. Aconselho o Belo do Bacalhau à lagareiro, Fidalgos de Porco Preto, o belo do arroz de pato no forno e , apenas para quem é apreciadorm, uma bela dobrada à portuguesa que é de comer e chorar por mais!

Bebidas: POis que a nível de vinhos tem de tudo (ou quase tudo) das várias regiões demarcadas do nosso país. Avariedade é imensa e parece-me a mim, que não percebo nada disso, que os senhores percebem da lavra. Inclusivamente, aquela sala par grupos é composta por várias prateleiras com os vários vinhos existentes neste establecimento de restauração!

Sobremesa: Bastante variada também, mas sem nada de especial a apontar.

Atendimento: Bastante bom na generalidade. Sem nada apontar.

Preço: confesso que, uma vez que só lá fui com a família, nunca me chegou a conta aos dedos... mas desconfio que uma refeição completa deve estar entre os 15€ a 25€ (dependendo da forma como a refeição for regada...)

Em suma é um bom restaurante para uma almoçarada de fim de semana, um jantar de anos ou outro qualquer jantar comemorativo. Tem o inconveniente de não ficar perto de nada, à excepção da casa dos meus avós!

Nota (de 0 a 10): um 7.5 parece-me adequado!

Sericaia com doce de ameixa para todos,

Confrade Mor

Sem comentários: