terça-feira, novembro 06, 2007

Festival de encher a barriga

Tal como referido em posts prévio, foi feita uma visita, infelizmente apenas por dois membros da confraria, ao Festival de Gastronomia de Santarém.
A viagem foi calma e sem complicações, portanto com tempo e sem as grandes pressas do costume, mas ainda assim mais rapidamente do que é habitual escolhemos um restaurante de Gouveia para jantar. Ou seja, estou eu a quilómetros de casa para comer pratos da minha zona. Adiante.
As entradas foram presunto, queijo da serra, morcela e farinheira assadas, das quais vos deixo a imagem.


O vinho foi o da casa, que segundo a empregada era “de Gouveia” e mais não sabia. Uma jarra apenas que somos pessoas responsáveis, e um vinho tinto que não sendo espectacular não envergonhava ninguém.

Os pratos escolhidos foram bacalhau à flor, feijocas à Srª. do monte, arroz de carqueja à pastor e cabrito assado no forno.
O bacalhau era frito, acompanhado com a bela da couve e batata, estava bom, se bem que talvez um pouco mais de tempo a fritar não fizesse mal ao bacalhau.
As feijocas estavam bastante boas, acompanhadas com chouriço mouro, outros enchidos e umas couves também, um prato realmente típico da zona mas pouco guarnecido achei eu.
Arroz de carqueja que estava uma maravilha, um sabor que me era desconhecido de uma planta que conheço, ao contrário dos companheiros, que nunca tinham ouvido falar em tal coisa. Recomendado.
Por último o cabrito, que infelizmente já comemos meio frio, mas que ainda assim ficou, pelo menos para mim, no topo da refeição. Uma verdadeira delícia aquele cabrito assado com batata também assada. Um espectáculo.

As sobremesas foram variadas, passando pelo requeijão com doce de abóbora, papas de milho, arroz doce e leite creme. O prémio neste campo vai para o leite creme que estava fabuloso, seguido das papas, sendo que eu sou suspeito nesta escolha, o confrade que dê a opinião dele.

Resta dizer que o restaurante se chama “O Flor” fica na Rua Cardeal Mendes Belo, 14, 6290-356 Gouveia. E vale com toda a certeza uma visita quando passarem por perto, já que os pratos eram bons, mas feitos com toda a calma no restaurante mesmo devem ser ainda melhores.
O preço foi de 20 euros. Não foi barato, mas também não foi exagerado.



PS: Depois houve ponchas, e mais licores, mas se realmente estavam interessados em saber mais, tivessem ido.

1 comentário:

V. disse...

Uma vez q nao tenho o mail de todos, venho desta forma anunciar o repasto que se realizar'a dia 22 de Dezembro. Acho que vais er boa ideia juntar o pessoal todo, para os emigrantes ficarem contentes! :)
Bjs a todos