sexta-feira, dezembro 15, 2006

Ceia Indo-Portuguesa


E quando menos se esperava, aí fica a descrição da bela da ceia de Natal indo-portuguesa!Mas não esperem ver aqui caril de bacalhau ou perú tika massala...a Consoada na minha casinha é mais portuguesa do que indiana...
O único verdadeiro toque indiano que esta ceia tem são as belas das chamussas feitas pela minha tia (do best) que são servidas antes da janta propriamente dita!

Na Noite de Natal, há sempre dois pratos:



o belo do bacalhau com todos



o belo do perú recheado assado no forno

(assado magistralmente por mim e pelo meu pai no forno a lenha da casa da minha avó!)

Escusado será dizer que o belo do bacalhau é acompanhado com couve portuguesa e batatas provinientes da bela casa de Sintra que o meu avô possui ( e que vocês tão bem adubam nas passagens de ano...)Uma maravilha!E o perú no forno a lenha é uma maravilha!Enquanto tudo isto de passa, existe sempre uma mesinha com a bela da broa castelar, sonhos, filhozes, rabanadas, bolo-rei e fatias douradas (as minhas preferidas!!)

As sobremesas não são sempre as mesmas todos os anos mas nunca falha a mousse de chocolate da minha mamã (a melhor de todas, a mãe e a mousse), baba de camelo, arroz doce e queijinho da serra com a bela da tosta.

Para terminar um belo copo de vinho d Porto, especialmente guardado para esta ocasião!

No dia de Natal, o jantar ocorre lá prás 4 da tarde. O prato principal é sempre "Roupa Velha"!

E o que é a "roupa velha" perguntem vocês?
É tão simples como pegar no Bacalhau da consoada, desfazê-lo, juntar com as batatinhas e a couve provenientes de Cabriz (também da véspera de Natal) tudo numa panela e vai ao lume!Acompanhado com um belo azeitinho, tenho a dizer-vos que é uma delícia!

Para além disto, há sempre o cabrito assado (também no forno a lenha da casa dos avós)

Fatias douradas para todos vós,

Confrade Mor

P.s. - Escusado será dizer que com tanta comida, os vários agregados familiares participantes nesta ceia passam as refeições da última semana do ano a comer perú e cabrito de várias maneiras e feitios...

2 comentários:

The Lone Ranger disse...

E não terá esta Magna Ordem olvidado o repasto natalício de celebração da mesma?

Xamussas disse...

Sr Ranger:

A sua questão é deveras pertinente.

com efeito, não está agendado um repasto natalício porque esse é o costume desta época festiva.
Sendo esta ordem Magna, não nos pautamos por costumes comuns. Haverá naturalmente um jantar de celebração, qualquer que ela seja com data a agendar mais tarde

Depois de este jogo de cintura penso que pode dizer ao Tonto para ficar descansado

Um grande bem haja para si e um Santo Natal